cirurgia-cervical
Tratamento cirúrgico da hérnia de disco cervical: recuperação rápida e alívio das dores

Hoje, vamos explorar as opções de tratamento para a hérnia de disco cervical, um problema que afeta muitas pessoas e pode causar desconforto significativo. A hérnia de disco quando afeta a coluna cervical podem provocar sintomas mais debilitantes que a coluna lombar. Felizmente, existem tratamentos, incluindo técnicas de microcirurgia e endoscopia, que são eficazes para amenizar dores, evitar agravos neurológicos, promovendo uma rápida recuperação.

Antes de mais nada, é importante entender como se define uma hérnia de disco cervical. Resumidamente, é quando há uma pressão em raízes nervosas que se estendem para os braços, ou na medula espinhal, pelo conteúdo de um disco intervertebral que está se projetando para fora do seu espaço habitual.



Sintomas

hérnia de disco cervical pode causar uma variedade de sintomas, que podem variar em intensidade de pessoa para pessoa. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

Dor no Pescoço: A dor no pescoço é um sintoma primário da hérnia de disco cervical. Essa dor pode variar de leve a intensa e muitas vezes é descrita como uma dor profunda e constante na parte de trás do pescoço.

Dor nos Braços: A dor frequentemente se irradia dos discos herniados para os braços, ombros e até mesmo mãos. A dor nos braços é muitas vezes acompanhada de sensações de formigamento, dormência ou fraqueza.

Dificuldade em Movimentar o Pescoço: Os pacientes com hérnia de disco cervical podem experimentar dificuldade em movimentar o pescoço, especialmente ao tentar virar a cabeça para os lados.

Dores de Cabeça: Alguns pacientes relatam dores de cabeça, muitas vezes na região da base do crânio, como um sintoma associado à hérnia de disco cervical, é conhecida como cefaléia cervicogênica.

Sensação de Dormência ou Formigamento: A hérnia de disco cervical pode comprimir os nervos na região cervical, resultando em sensações de dormência, formigamento ou “alfinetadas” nos braços e mãos. Isso ocorre devido à interferência na transmissão de sinais nervosos.

Fraqueza Muscular: Em casos mais graves, a compressão dos nervos pode levar a fraqueza muscular nos braços e/ou pernas. Isso pode afetar a força de preensão, a destreza manual e a capacidade de andar.

Perda de Controle da Bexiga ou Intestino: Embora seja menos comum, em casos extremos, uma hérnia de disco cervical grave pode levar à perda de controle da bexiga ou intestino. Isso requer atenção médica imediata.

É importante notar que os sintomas da hérnia de disco cervical podem variar de acordo com a localização e a gravidade da hérnia. Além disso, alguns pacientes podem apresentar apenas um ou alguns desses sintomas, enquanto outros podem experimentar vários ao mesmo tempo.

Quando Considerar a Cirurgia?



A decisão de avançar com a cirurgia deve ser tomada em consulta com um especialista, levando em consideração a gravidade dos sintomas, a resposta a tratamentos conservadores e a presença de agravos neurológicos. Em casos de hérnias de disco cervicais que não respondem a tratamentos não cirúrgicos, ou quando há risco de lesão neurológica permanente, a cirurgia pode ser a melhor opção.

Benefícios da Cirurgia Minimamente Invasiva

A cirurgia minimamente invasiva oferece vários benefícios, incluindo:

  • Menor tempo de internação;
  • Recuperação mais rápida;
  • Menos dor pós-operatória;
  • Menos dano aos tecidos circundantes;
  • Menos cicatrizes visíveis;
  • Manutenção da mobilidade daquele segmento operado;


A descompressão cervical posterior endoscópica é uma abordagem cirúrgica minimamente invasiva utilizada para tratar condições da coluna cervical, como hérnias de disco cervicais, estenose espinhal e outros problemas que causam compressão da medula espinhal ou nervos na região do pescoço. Durante o procedimento, um endoscópio é inserido através de uma pequena incisão. O endoscópio é um dispositivo com uma câmera de vídeo na extremidade, permitindo que o cirurgião visualize a área afetada com alta resolução em um monitor. Isso proporciona uma visão clara das estruturas anatômicas e permite que o cirurgião realize a descompressão com precisão. Existem várias vantagens deste procedimento quando comparamos com a artrodese cervical por exemplo, uma delas é dispensar a necessidade de colocação de espaçadores e parafusos, mantendo a mobilidade, evitando a sobrecarga do nível adjacente e propiciando também uma recuperação mais rápida.

Conclusão

O tratamento da hérnia de disco cervical é uma jornada que começa com uma avaliação cuidadosa e uma abordagem personalizada. Se você está sofrendo de sintomas relacionados à hérnia de disco cervical, consulte um neurocirurgião, para explorar suas opções de tratamento. Lembre-se de que a prevenção e a detecção precoce são fundamentais para manter sua coluna saudável. Não hesite em buscar ajuda e orientação para melhorar sua qualidade de vida e recuperar o seu bem-estar.

CategoriasColuna

Informações sobre o mesmo tema

Nas minhas redes sociais divulgo minha agenda de treinamentos, dou dicas sobre bem estar e também falo sobre as últimas novidades sobre tratamentos. Fique de olho!

AGENDE UMA CONSULTA

Escanear o código